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MODAS


Diretores de maquiagem de 

grandes grifes saem da sombra

Peter Philips e outros são exemplos da importância desse

 profissional na criação de uma nova coleção

Kênya Zanatta, de Paris, e Simone Esmanhotto | 23/11/2011

Peter Philips, a estrela da Chanel para o universo dos cosméticos
Willy Vanderperre
Em 1994, Peter Philips — este rapaz que se veste de cores neutras e alfaiataria clássica — estava mais perto do garoto belga cujo sonho era maquiar a mãe vaidosa do que de ocupar o cargo mais importante do universo dos cosméticos atualmente. Instalado em Paris havia um ano, o ex-estudante de moda flanava pela capital francesa com um portfólio de fotos quase amadoras debaixo do braço e fuçava as prateleiras em busca dos novos produtos de maquiagem. Philips chegou a enfrentar fila para adquirir o Rouge Noir nº 18, esmalte lançado naquele ano pelos então diretores de maquiagem da Chanel, Heidi Morawetz e Dominique Moncourtois, para mimetizar a cor de sangue seco. Quinze anos mais tarde, ele desbancaria esse clássico das unhas à moda francesa — hoje conhecido como Vamp e um best-seller da marca do duplo C — ao propor, como diretor criativo de maquiagem da Chanel, a cor 407, um verde-claro pensado para combinar com as bijuterias de estilo art déco que apareceram no desfile de inverno 2009 de Karl Lagerfeld, estilista da maison. 

+ Beleza das passarelas para a vida real: onde encontrar


+ Galeria de imagens com produtos de maquiagem 
Batizado de Jade e feito em edição limitada, o vidrinho se esgotou tão rapidamente que exemplares pipocaram no site de vendas eBay por 100 dólares, quatro vezes o preço original, e marcas populares trataram de saciar a vontade das consumidoras com cópias verde-abacate. O 407 é só o exemplo mais notório do que Philips promoveu ao substituir Morawetz e Moncourtois, em 2008. Mais do que criar esmaltes de sucesso, ele colocou os cosméticos no ritmo acelerado das passarelas, atiçando desejos de consumo a cada temporada. Em outras palavras, virou uma espécie de Lagerfeld da beleza. “Eu trabalho com o lado mais democrático da moda, com texturas e cores em constante evolução”, diz Philips a VEJA SÃO PAULO LUXO.
A função dele vai além de criar o rosto e as unhas de uma coleção, definindo palhetas de cores. Ele também coordena o trabalho dos químicos que desenvolvem as fórmulas e dos designers das embalagens e colabora com os departamentos de imprensa e de marketing para divulgar cada coleção. Ah, sim, Philips ainda consegue exercer sua função original: maquiar. São dele as modelos para as campanhas publicitárias e os desfiles da Chanel. Nesta estação, o resumo de tal multitarefa se concentra na Illusion d’Ombre, linha com seis cores de sombra iridescente de textura inovadora — entre creme e musse —, mais fácil de aplicar do que a versão em pó e mais sutil na intensidade da cor (144 reais a unidade).
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Philips não foi o único que saiu da sombra para virar ditador de estilo. No ano passado, a Yves Saint Laurent contratou o canadense Lloyd Simmonds, que vem renovando — a exemplo do estilista da grife Stefano Pilati — os clássicos da marca, como a linha de batons Rouge Pur Couture (152 reais), que tem dezoito tons inspirados nas cores favoritas do costureiro Saint Laurent (a saber, vermelho, fúcsia e laranja). É a filosofia de Olivier Echaudemaison, que trocou os pincéis usados para maquiar de Jacqueline Kennedy Onassis a Grace Kelly pela Guerlain.
No comando da beleza da marca criada em 1870, ele idealizou, inclusive, a embalagem do pó bronzeador Terracotta — uma caixinha artesanal de madeira que remete à cultura inca (146 reais) — e a da linha Rouge Automatique, inspirada em um batom lançado pela Guerlain em 1936 (145 reais). A linha de beleza da Dior é comandada há mais de trinta anos por Tyen, artista de origem vietnamita que também fotografou algumas das mais bem-sucedidas campanhas publicitárias da marca. “Fazer do diretor criativo uma estrela significa dar personalidade aos produtos”, afirma Alice Leeburn, editora de beleza do escritório inglês de análise de tendências WGSN. “Fica mais simples contar as novidades à consumidora.”
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O trabalho dos diretores de criação de beleza começa mais de um ano antes de o produto chegar às lojas — e isso quando se trata apenas de atualização de cores. Para a criação de um produto novo, o prazo pode chegar a cinco anos. Isso se deve aos inúmeros testes a que as fórmulas são submetidas para garantir, entre outras coisas, que não causarão alergias, até descobrir sua eficácia. As grandes marcas geralmente desenvolvem suas próprias fórmulas e texturas em laboratórios internos nos quais os projetos são tratados como segredos de Estado. “Trabalhamos sempre de olho no futuro, e isso significa captar os desejos que as mulheres nem sabem ainda que terão”, diz Nicolas Degennes, da Givenchy.
Na visita desta reportagem, em setembro, ele já trabalhava na coleção inverno 2013. É dele o Phenomen’Eyes (228 reais), máscara para cílios com aplicador em forma de ouriço, que já vendeu mais de 1,5 milhão de unidades desde o lançamento, três anos atrás, e foi copiada em todo o mundo. Com tantas previsões acertadas, talvez em breve, para saber a cara das próximas estações, seja preciso montar primeiro o nécessaire e só então preencher o guarda-roupa.
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MODA VERÃO 2012

O mundo da moda nunca para, enquanto no Brasil ainda se fala sobre coleção outono/inverno, fora daqui já se mostram as coleções primavera/verão 2012, colocando as novas tendências da moda para a nova estação, que aqui demora um pouco mais para chegar.

Muito mais que a diferença de clima, há o interesse das indústrias químicas, responsáveis por toda esta movimentação do mundo da moda e elas fazem acontecer a moda meses antes da estação por vários motivos, entre eles financeiros e também testes que são realizados, pois a moda verão 2012 lançada agora nem sempre será a mesma moda verão 2012 que se fará presente no próximo verão. Algumas cores mudam, algumas peças saem de cena, outras entram e até o verão a moda verão 2012 vai se formando.
moda-verão-2012
A promessa das novas tendências para primavera/verão 2012 serão cores fortes, as chamadas cítricas, como laranja, rosas e verdes nas tonalidades de neon, sendo que outras cores também podem ganhar o toque cítrico e serem combinadas para uma bela produção. As cores neutras também continuarão em alta com o nude, os tons de cinza, ocres, beges e também os off-whites que são brancos mais escurecidos.

Apesar de há anos, as indústrias quererem implantar as cores mais neutras no verão, países como o Brasil trazem, tipicamente no verão, as cores mais fortes. O verde, rosa e laranja na tonalidade de neon, no Brasil é moda certa em todo o verão. O branco também sempre se faz presente pela facilidade em combinar cores e pela leveza, principalmente nos verões brasileiros que têm se mostrado tão quentes.


Tendências Verão 2012
A moda vai mudar nas modelagens que vão aparecer mais amplas, com calças tipo alfaiataria retas e folgadas, com muitos modelos tipo boca-de-sino, boyfriend e a peça que será a mais usada do verão, a pantalona em vários tecidos e padronagens.

Os vestidos e saias ganharão um pouco mais de comprimento, como um pouco acima do joelho, no meio da panturrilha e também nos tornozelos, ou também os modelos maxi que ainda continuarão a fazer a cabeça das mulheres, com tecidos fluidos, até com um pouco de transparência com tons suaves e chegando até no pálido.


As estampas florais e o cetim também terão um papel importante na modelagem de vestidos como os que faziam sucesso em filmes antigos, usados com grandes chapéus. No último verão 2010/2011 as estampas florais fizeram muito sucesso, seguidas de desenhos geométricos além das estampas tribais e aquelas que lembrassem o meio ambiente, animais e plantas. Para o verão 2012 espera-se o mesmo, com alguma diversificação nas cores, mas com os temas das estampas bastante semelhantes.

A moda verão 2012 como sempre será muito democrática deixando que a mulher escolha entre muitas opções, basta saber o que melhor combina com seu estilo para ficar dentro da moda.





A Moda Verão 2012 resgata as raízes brasileiras, com peças inspiradas no tropicalismo e elementos da natureza.  A moda Color Blocking, com destaque para as cores cítricas como o amarelo-lima e o laranja, além de estampas de frutas, flores e listras.
O verão é uma temporada altamente esperada por um país que reabastece sua energia vital com o clima quente. Depois de uma estação gelada e rigorosa, marcada pelo intimismo e proteção de casacões e cores sobreas, as ruas são povoadas por pessoas em busca de liberdade, de espaço, de energia!
Como borboletas, as pessoas parecem ter a necessidade de eclodir de seus casulos e alçar novos vôos. E a nova estação marca não apenas temperaturas mais altas e confortáveis, mas esquenta também as passarelas com a alegria e descontração de cores fortes, misturadas em combinações mais que inusitadas, chocantes.
Para os dias mais quentes, a saia longa, as bermudas, peças rendadas com textura e volume, são ótimas pedidas para a estação. Além delas, a calça pantalona de seda, crepe ou linho, que são tecidos mais nobres, vestidos fluidos e leves com pedraria, acessórios pesados e modernos, sapatos, cintos e bolsas coloridas estarão com tudo na próxima estação.
Confira abaixo as principais tendências da moda verão 2012:

Barriga de fora:

Barriga de fora ou estômago? O que irá ficar à mostra é apenas o estômago, ou seja, uma faixa acima do umbigo, um toque misterioso e sexy. Nesta tendência da moda verão 2012 a cintura alta combinada com saias midi e tops, dão um ar super sensual e jovem.
Moda Verão 2012 Barriga de Fora

Color Blocking:

Color blocking ou color block significa bloco de cores, ou seja, é uma mistura de cores sólidas, na maioria das vezes peças de cores fortes e cítricas: azul royal, amarelo, coral, pink, verde-bandeira, amarelo-limão. Tons vivos e fortes que garantem looks simplesmente vibrantes!
Moda Verão 2012 Color Blocking

Espadrille

A Espadrille tem um toque rustico e delicad, o que a torna super romântica, essas sandálias combinam bem com tecidos fluidos. Peças como saias de rendas, vestidos, e flare jeans são uma boa pedida para combinar com as espardilles. E claro, combina com todos os looks do estilo girlie.
Moda Verão 2012 Espadrille

Estampas:

Peças inspiradas no tropicalismo e elementos da natureza garantem diversão e muito colorido em estampas de frutas, flores e listras étnicas. Tudo isso é a moda verão 2012!

Estampa Floral:

Estampas florais são a cara do verão 2012. Ela é super feminina, doce e romântica.
Moda Verão 2012 Estampa Floral

Estampas Gráficas e Geométricas:

Os efeitos gráficos e geométricos complementam looks. Juntam tendências, como o recorte vazado e o tule transparente, que sustentam os recortes e atribuem força aos looks de verão.

Listras:

As listras aparecem com força. O modelo Navy, queridinho há várias temporadas, agora vem mais forte do que nunca. Mas nessa estação dá espaço para listras diagonais, coloridas, finas, grossas e com detalhes de brilhos de vinil, lurex e paetê, que atribuem às peças movimento e agilidade .

Flare Jeans:

As flares jeans foram tendência no inverno de 2011, e prometem deixar as skinnys guardadas em seu armário, a flare jeans é uma retomada da moda dos anos 70.
Moda Verão 2012 Flare Jeans

Hot Pants:

Os shorts são confortáveis e ao mesmo tempo super elegantes. Na Primavera/Verão 2012 as hot pants ganham um certo destaque, nos desfiles internacionais as passarelas foram tomadas por eles, já aqui no Brasil, a Colcci trouxe para as ruas hot pants cheio de estilo, combinados com bustiê são ideias para a noite.
Moda Verão 2012 Hot Pants

Lady Like:

As saias rodadas prometem marcar a Primavera/Verão 2012, vemos o retorno de saias estilo lady like.
Moda Verão 2012 Lady Like

Saia Longa:

Quando se trata de versatilidade e praticidade, saias parecem ser a melhor opção. Além disso, dependendo da maneira como você escolhe os acessórios, você pode obter um look muito sofisticado e chique usando as peças mais simples em seu guarda-roupa. A saia longa tornou-se um item insubstituível para toda mulher que quer estar preparada para qualquer ocasião. Portanto, podemos dizer, sem restrição que a saia longa, ela pode ser um verdadeiro salva-vidas.
Moda Verão 2012 Saia Longa

Total White:

O branco é sempre uma das cores mais populares, mas para a moda do verão 2012 é uma das tendências mais quentes.Para ficar na moda, tem que ser dos pés à cabeça. Quanto mais, melhor!
Moda Verão 2012 Total White

Vestido Longo:

Este tipo de vestidos nunca sai de moda. Os vestidos longos são super fresquinhos, de tecidos leve e fluídos.
Moda Verão 2012 Vestidos Longos
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